top of page

Geopoesia em São Paulo I


Panda-vermelhinho ;)))))

Boa noite/Boa tarde/ Buenos dias

A caminho do Parque Cores dos Escuros

A caminho do parque 2*

Em primeiro lugar, desculpem-me o atraso. Vieram diversos trabalhos, e, além disso, já cometi o erro de confiar nas notas do celular.

Sempre vaguei pelo parque Ibirapuera. Até que, recentemente, descobri na praça Soichiro Honda, adentro, o Parque das Cores do Escuro escondido pela as árvores e pelo viaduto do Ibirapuera, durante o percurso ‘Rios e Ruas’. O ponto em São Paulo se alonga até a Avenida 23 de Maio, próximo de Museus e da UNIFESP, devido a um mutirão de reflorestamento: plantio da floresta de bolso.

No manto superior da terra, rochas levaram milhões de anos para desenvolverem-se. Passam por processos intenso de refinamentos ora na superfície por erosões, ora na escuridão: intrusão, metamorfose ou sedimentação. Quando rochas (minerais) cristalizam-se em pedras, estas trazidas à luz pelos seres humanos, com objetivo de trespassar energia vital entre céu e terra para funções diversas: terapias, fibras óticas, anéis, relógios, telas sensíveis...... "Com pedras de quartzos, quartzitos de variadas colorações, granitos, mármores, amazonitas, fucsitas, calcitas, serpentinitos, magnesitas e dolomitas, entre outros minerais"(Cultura, Estadão - 2002), Amélia Toledo fez da praça um ponto especial que esmerou a reserva ambiental em São Paulo. Bem como instrumentos musicais que experimentam madeiras (exemplo: 10% jacarandá, 40% mogno e 50% pau-brasil) e metal para produzirem melodias, a artista plástica harmonizou o ambiente com uso lírico e orgônico (conceito criado pelo germânico Karl Hans Welz) das pedras juntamente com os pássaros, as árvores e espécies epífitas para fomentar um ambiente audiotatovisual, tal como Orfeu fazia com suas canções, cabia-lhe ressaltar melodias na natureza. O marco geopoético criado por Amélia Toledo e os moradores, convida povos a se inculcarem no reflexo súbito da praça que eclipsa. As pedras, depois que extraídas do manto superior ou superfície, passam por processo de limpeza, e, reunidas impostam-se permutando energias. Se um dia passares por lá, quem sabe não tenha sorte de encontrar ensaios de baterias de samba, como eu tive no dia, que ressoam notas musicais a quilômetros de distância.

Árvore rabo de macaco

Luiz de campos JR - percursor do Rios e Ruas

Educador percursor Luiz de Campos Jr. - Rios e Ruas

Ajuda bibliografica: http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,amelia-toledo-cria-parque-para-sao-paulo,20020701p7440 https://socratic.org/questions/what-is-the-difference-between-rock-mineral-ore-and-metal http://www.pedacodavila.com.br/materia/?matID=2145

  • Twitter B&W
Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page